segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tornado causou destruição em Taquarituba, diz meteorologia



    O vendaval que deixou um rastro de destruição e matou pelo menos duas pessoas em Taquarituba (334 km a sudoeste de SP), por volta das 16h30 deste domingo (22), foi causado por um tornado, segundo a Somar Meteorologia. “Testemunhas e a Defesa Civil relataram que a nuvem chegou a tocar o solo, o que caracteriza o fenômeno”, afirma a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.Os ventos fortes derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis, arrancaram árvores e causaram vários acidentes de trânsito. O terminal rodoviário da cidade ficou totalmente destruído. Até os silos de armazenagem de grãos foram danificados. Parte da cidade ficou sem energia elétrica e, na zona industrial, houve vazamento de combustível.
    "Nunca vi isso na minha vida, vai ficar marcado na história de Taquarituba, porque a cidade nunca passou por uma coisa dessas", diz o professor Matheus Miano. A professora Vera Lúcia Taskeveski conta que foi tudo muito rápido. "Foi muito de repente, não deu nem pra entender o que tava acontecendo. Em pouco tempo [o tornado] levou tudo."
    Entre as vítimas está um jovem de 21 anos. Ele estava no ginásio municipal quando a cobertura do local desabou. A outra é o motorista de um ônibus que transportava trabalhadores rurais e tombou com a força dos ventos.
    De acordo com a coordenadora municipal da Saúde, Camile Cristine de Oliveira Vaz, 66 pessoas ficaram feridas. Elas foram encaminhados à Santa Casa do município e, alguns casos, foram transferidas para hospitais de cidades próximas, como Itaporanga, Taguaí, Itaí e Avaré. Uma das transferências foi de uma menina de 8 anos, que precisou ser operada na Santa Casa de Avaré por ter fraturas no úmero. O quadro dela é estavel, de acordo com a coordenadora, que afirma ainda não haver nenhuma vítima em estado grave.
    A Prefeitura ainda não divulgou informações sobre o número de famílias desabrigadas. A cidade tem cerca de 24 mil habitantes.
    Indícios de tornado
    Segundo a meteorologista, o rastro de destruição também confirma a ocorrência do fenômeno. “Como não há nenhuma estação meteorológica na região, não é possível aferir qual foi a velocidade dos ventos, temos que trabalhar com estimativas. O que sabemos é que foi um fato isolado, porque nenhuma outra cidade da região foi tão afetada”, diz.
    Pensamos que Pilar ventou ontem, foi só ver as noticias logo depois do vendaval podemos notar  que aqui foi pouco em vista de outras cidades.







    fotos: Internet

    segunda-feira, 16 de setembro de 2013

    REPORTAGEM ANTROPOLOGIA.



    Antropologia Forense, Pesquisa e Segurança Pública.


               

    Nos casos de crimes contra a vida, onde são encontrados corpos esqueletizados, ou em adiantado estágio de decomposição, a Antropologia Forense é a ciência responsável por realizar o levantamento dos vestígios que colaborem com a identificação do cadáver e com a causa da morte, incluindo a elucidação da dinâmica do fato criminoso. Sua atuação deve iniciar no local do encontro da ossada, onde são levantadas informações sobre a posição em que o corpo foi encontrado, a localização do mesmo e sua contextualização na cena do crime, além do tempo decorrido desde a morte. 1
         Para que a perícia seja eficiente faz-se mister que esteja realizada a partir de sólidos critérios científicos produzidos, preferencialmente, a partir de cooperações entre Instituições Periciais e Instituições de Pesquisa. 2


         O interior paulista possui alguns exemplos bem sucedidos deste tipo de parceria. Em Piracicaba a FOP-UNICAMP  presta singular apoio ao IML local, orientado pela expertise do Prof. Eduardo Daruge Jr (foto)trabalhando nos casos que envolvem o encontro de ossadas e quando existe a necessidade de exame de DNA. Em Ribeirão Preto o Centro de Medicina Legal de Ribeirão Preto (CEMEL), cujo Serviço de Antropologia Forense é chefiado pelo Prof. Da USP, Dr. Marco Aurélio Guimarães é um grande exemplo de uma parceria bem sucedida entre perícia e academia. E, em Guarulhos, o Professor Luiz Airton Saavedra há 25 anos produz ciência, colaborando para o embasamento dos exames antropológicos realizados, sendo responsável, inclusive, por uma coleção de ossos, ainda em expansão, mas realizada aos moldes das grandes coleções existentes na Europa e Estados Unidos sendo, até onde temos conhecimento, a única coleção de ossos devidamente catalogada no interior paulista. 3

    DOUTOR EDUARDO DARUGE, DOUTOR DIEGO NOGUEIRA
    DOUTOR MARCOS PAULO SALLES MACHADO (SETOR DE ANTROPOLOGIA).

     Nos exames nos quais se busca a Identificação do cadáver pelos familiares, qualquer documentação médico odontológico fornecido a família, é de grande relevância, para tanto é importante que as pessoas e familiares tenham a consciência de guardar os documentos e exigir que seus médicos e Cirurgiões Dentistas cumpram com seu dever ético de confeccionar os prontuários dos seus pacientes que pode ser indispensável e até mesmo vital para uma futura investigação.


          Estas iniciativas, na maioria das vezes frutos de imensos esforços pessoais de Pesquisadores e Peritos abnegados, caso sejam devidamente apoiadas pelas autoridades municipais e estaduais possuem o potencial de obtimizar a investigação e diminuir os índices de criminalidade, melhorando a qualidade de vida de toda a população local, pois se sabe que a adequada investigação e solução dos crimes estão intimamente ligadas à diminuição dos índices de violência e que a perícia é parte vital da investigação policial. 1 e 2
                         Marcos Paulo Salles Machado
    Presidente da Associação Brasileira de Antropologia Forense

                                           Diego Nogueira
    Sócio Fundador da Associação Brasileira de Antropologia Forense




    NOVAS FOTOS DA CAVALGADA NASCENTE DAS ÁGUAS.

    Os Amigos do Estradão e SOBEM Kanguru, vem agradecer a todos os participantes da 1 Cavalgada Nascentes das Águas.
    Foi um sucesso, muitas famílias compareceram no almoço tropeiro, num lugar agradável ao meio a natureza, com uma infraestrutura a altura rodeada de uma mata linda e no meio um rio de águas cristalinas, onde muita gente se divertiu.
    Moda de viola com artistas pilarenses.
    O resto você poderá ver nas fotos abaixo.


    Brisola "Preocupado".
















































































    Seu Edson (cantor) e Esposa.